Ações em destaque
-
A Comissão Permanente de Políticas Afirmativas do Programa de Pós-Graduação em Ecologia (CoPAF) convida para o Ciclo Diversidades! Participe das nossas Rodas de Conversa mensais para promover uma cultura inclusiva na Universidade. Esperamos construir uma conversa a partir de múltiplas perspectivas para explorar avanços na qualidade da vivência de todes na Universidade e oferecer reflexões sobre como a Universidade pode se aprimorar para que seja um ambiente (mais) saudável e inclusivo em suas diversas esferas (de trabalho, de pesquisa, de estudo e de extensão). A primeira roda de conversa está sendo organizada em parceria com o Coletivo Bitita, e conta com o apoio da Comissão de Pós-Graduação do IB, e do Centro Acadêmico de Biologia USP - Sociedade Paulista de História Natural. Começamos com a discussão: ‘Inclusão de Pessoas Negras na Universidade - Lições do Passado, Estratégias para o Futuro’. Para continuar a troca de ideias, após a roda teremos um delicioso lanche coletivo e uma aula gratuita de Dança Afrobrasileira com o título “Matriarcado e Oralidade nas Danças Negras” ministrada pela coreógrafa Jô Gomes . Venha participar e compartilhar!
Ações anteriores da CoPAF
-
Principalmente em 2021 e 2022, a CoPAF apoiou a formação e as atividades do Curso Preparatório destinado para pessoas contempladas pelas políticas de ações afirmativas do programa, criado e desenvolvido por discentes do programa. No primeiro edital com reserva de vagas (2021), antes da formação do Curso Preparatório, a CoPAF procurou receber e ofertar apoio aos ingressantes pelas vagas reservadas daquele ano.
-
Em 2022, a CoPAF se dedicou intensamente à formação de seus membros quanto a questões associadas às comissões de heteroidentificação como instrumento importante para evitar fraudes e garantir que as vagas reservadas sejam ocupadas por pessoas de direito. Tivemos reuniões com especialistas no assunto, lemos e estudamos e - a partir disso - fizemos uma proposta de mudança no edital do exame de ingresso para inclusão de comissão de heteroidentificação para pessoas negras. Nossa proposta foi aceita e implementada pela CCP-PPGE ainda em 2022.
-
Ainda em 2022, a CoPAF apoiou o projeto intitulado “Narrativas e experiências negras na Ecologia: letramento racial e cultura inclusiva na pós-graduação”, que recebeu recursos no do 7º Edital USP/FUSP/SANTANDER - Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão (USP/FUSP/SANTANDER). O projeto produziu quatro textos e quatro vídeos que relatam as experiências de estudantes e pesquisadora negros na USP, contou com um evento de lançamento com transmissão simultânea pelo YouTube, e reportagem no Jornal da USP.
-
Em 2023, finalizamos nosso regulamento interno (aqui) e fizemos uma proposta à CCP-PPGE de inclusão das ações afirmativas e da CoPAF, sua missão e diversidade de membros no regulamento do Programa, todos aprovados.
-
Também estudamos e elaboramos uma proposta de mudança no exame de proficiência em inglês, reconhecida barreira a candidates e ingressantes pela reserva de vagas. Nossa proposta pode ser acessada aqui.
-
Por fim, a CoPAF está elaborando um projeto - em parceria com a CPG do IB-USP - que tem por objetivo – através de questionários aos candidatos(as), ingressantes e egressos(as) dos programas de pós-graduação do IB-USP - monitorar ao longo do tempo (1) as características étnico-raciais e de identidade de gênero, a situação socioeconômica, o acesso prévio a educação e as expectativas a respeito da pós-graduação entre candidatos(as) e ingressantes nos seis programas de pós-graduação do instituto, e (2) as vivências, oportunidades e desafios enfrentados por estes estudantes durante a pós-graduação. Assim, o projeto visa avaliar a evolução no tempo (1) do sucesso no ingresso e da representatividade de grupos historicamente marginalizados no corpo discente dos programas de pós-graduação do instituto, e (2) a equidade nas vivências, desafios e oportunidades percebidas entre grupos distintos de estudantes ao longo da pós-graduação. Estas informações servirão de base tanto para aprimorar as ações afirmativas – no âmbito da representatividade, da inclusão e do pertencimento - já em andamento na pós-graduação do instituto, como dar suporte para novas iniciativas afirmativas nos programas do IB.
-
Em novembro de 2023 realizamos, em conjunto com a comissão do EcoEncontros, um evento no IB que contou com a palestra do Lucas Módolo – advogado, mestre em Direito do Estado e especialista em ações afirmativas - seguida de uma roda de conversa com toda a comunidade. Neste evento foram discutidas as diferentes frentes de ação da CoPAF e os desafios em promover uma cultura inclusiva no programa de pós-graduação em Ecologia do IB-USP.